segunda-feira, 31 de agosto de 2009




O edredon

* Por Celamar Maione

Noite fria de quarta-feria. Macedo assistia ao jogo do Flamengo pela televisão, quando Marinilce apareceu na sala aborrecida.
- Não tá me escutando chamar lá do quarto?
- Fala?! O que é? Vou perder o gol do mengão.
- Depois você vê isso. Agora vai lá no quarto para pegar o edredon em cima do armário. Não alcanço.
- Edredon? Outro? Mas você não pediu para eu pegar um na segunda-feira?
- Pedi. Agora tô pedindo para você pegar outro.
- Como se gasta sabão em pó nessa casa – reclamou Macedo.
- O que tem uma coisa a ver com a outra?
- Usou o edredon dois dias e já colocou pra lavar?
- Não. Esse que você vai pegar é outro. Quem vai dormir com ele sou eu.
- Você?
- É.
- Você está querendo dizer que cada um vai dormir com um edredon?
- Nossa como você é inteligente! – debochou Marinilce.

Macedo, que ia se levantando do sofá, tornou a sentar-se.
- Macedo, eu quero dormir. Vai logo pegar meu edredon.
- É por isso que nosso casamento tá indo para o buraco. Agora cada um dorme com um edredon. Daqui a pouco dormiremos em camas diferentes...
- Não acredito que você vai arrumar briga por causa disso.
- Posso saber por que a princesinha quer dormir com um edredon só pra ela? – ironizou.
- Porque durante a noite você puxa o cobertor para o seu lado e eu fico morrendo de frio.
- E por que você não me acorda ou puxa o cobertor?
- Toda noite, Macedo? Não é mais fácil cada um dormir com um edredon?
- Não. Assim eu não posso ficar juntinho de você.
- Na hora que a gente dorme você tá juntinho. Depois você se espalha e aí quem se dá mal sou eu.
- Eu não vou pegar outro edredon. Nós vamos dormir juntinhos. Fim de papo.
- Ah é? Vou no seu Aníbal pedir para ele pegar o edredon pra mim!
- Duvido. Você não é besta.
- É?

Decidida, Marinilce abriu a porta. Macedo impediu-a de sair. A discussão recomeçou .
- Marinilce, desiste da história de cada um dormir com um edredon. Você está colocando nosso casamento em risco.
- Deixa de ser besta, Macedo. Dez anos de casados. Até parece que casamos ontem!
- Fim de papo, Marinilce! O jogo vai começar! Vai dormir com o edredon que tem e quando eu for deitar, me viro.
-Tá frio Macedo. De noite você vai puxar o edredon e quem vai ficar com frio sou eu!
- Isso vai dar em separação. Foi por causa disso que o casamento do Ismael acabou.
- O que tem a ver o casamento do Ismael com o nosso?
- Primeiro a esposa começou a dormir no sofá por causa da tosse do Ismael Depois, foi dormir na casa da mãe . E em seguida....arrumou um amante.
- Não dava para ele tomar um remédio pra tosse?
- Outro edredon, não! Fim de papo! O jogo vai começar. Psiu!
- Ah é? Então vou no apartamento da Judith pedir um edredon emprestado.
- Pois então, vá! Só estou lhe avisando : Nosso casamento está por um fio!

Marinilce saiu decidida. Tocou a campanhia na casa da vizinha. Sérgio André atendeu :
- Você poderia chamar a Judith?
- Hoje ela vai dormir na casa da irmã. Deseja alguma coisa? Entra – disse, simpático.

Marinilce achava o marido da vizinha pedante, mas aceitou o convite para entrar. Ele fez um café e gentilmente ofereceu a ela.
- Posso ajudar em alguma coisa?

Aquela pergunta delicada fez Marinilce gelar as entranhas. Estremeceu quando Sérgio André tocou-lhe levemente nos braços.
- Está sentindo alguma coisa? O café está muito quente?

Não respondeu. Um torpor estranho tomou todo seu corpo. Ajeitou a roupa e gaguejando despediu-se de Sérgio André.
- Eu falo com a Judith depois.

Saiu batendo a porta. Chegou em casa em estado de êxtase. Os pensamentos fervilhavam. Passou pela sala e não deu boa noite ao marido, que gritava sem tirar os olhos da TV:
- E aí? Pegou o edredon com a Judith?

Não respondeu. Cobriu-se ainda em estado de letargia e adormeceu. Sonhou que fazia sexo selvagem com Sérgio André. Acordou suspirando. Voltou a dormir e a sonhar. Com medo de desagradar Marinilce, Macedo dormiu com um lençol. Tremendo de frio, pegou no sono quando o dia clareava.

*Radialista e jornalista, trabalhou como produtora, repórter e redatora nas Rádios Fm O DIA, Tropical e Rádio Globo. Foi Produtora-Executiva da Rádio Tupi. Lecionou Telemarketing, atendimento ao público e comportamento do Operador , mas sua paixão é escrever, notadamente poesias e contos.

5 comentários:

  1. Acho que ela vai acabar conseguindo um "cobertor de orelhas" na casa vizinha...
    Muito legal.
    bjos

    ResponderExcluir
  2. Depois dessa, ela nem precisava de um edredom pra se esquentar, ainda mais que a crônica, desta vez com pinceladas sutis, intensificou o mundo interior dos personagens. Parabéns, Cel.

    ResponderExcluir
  3. Ah, acabou depressa demais! Quando o leitor exigia uma continuação... Está certo que Marinilce foi despertada para a infidelidade, que não tardará. Mas o final foi muito súbito,Celamar, quase um soco no leitor. A sugestão está feita: edredon na cama e sexo no ar. Vejamos a continuação.

    ResponderExcluir
  4. Adorei. Se o casamento de Marinilce já estava por um fio, agora então...Já a vejo de caso com o vizinho.
    Beijos
    Risomar

    ResponderExcluir
  5. Estou com a Mara, no melhor da coisa... exigimos continuação, Celamar! Um beijo.

    ResponderExcluir