quarta-feira, 22 de julho de 2009




Perfeccionista; “cri-cri” de quem comete erros

* Por Seu Pedro

Ser perfeccionista não é fazer alguma coisa mais ou melhor, ou buscar sempre a excelência; Mais sim ter a convicção emocional errônea de que a perfeição é o único caminho para a aceitação pessoal. É a convicção de que somente seremos aceitos como pessoas se formos perfeitos.
(Valéria Lemos Palazzo - Psicóloga)

Neste mundo virtual, cheio de caduquices e perfeiccionices, ai de quem teclar errado. Até errinho de digitação será detectado. Sua caixa de entrada vai lotar de e-mails de revisores. Claro que devemos escrever sem erros o máximo possível. Eu agora nem sei se escrevo certo ou errado, depois que o presidente Lula assinou a reforma ortográfica. Assassinou tudo que nos ensinaram por décadas. Mas é só dizer Eu não sabia, e aí surgirá dúvida naqueles que recebem seus textos. Você sabia ou não? Se não sabia, não errou

Acabei por descobrir que ser muito perfeito é um distúrbio, que pode ser da alimentação. Tanto que o assunto é tratado com muita propriedade pelo Grupo de Apoio e Tratamento dos Distúrbios Alimentares, GATDA, que melhor do que eu, lhe responde: o que é perfeccionismo?

O site, de muita utilidade, lhe dará a resposta, e você meu amigo (a) da internet me responda por favor: Devem, os perfeccionistas, carregar no bolso tinta e pincel para corrigir uma propaganda?

Assina a psicóloga Valéria Lemos Palazzo:“Se você for um perfeccionista, é provável que você tenha aprendido cedo na vida que as pessoas sempre a avaliariam pelo quanto você realizaria ou conseguisse. Em conseqüência disso, você pode ter aprendido a avaliar-se somente na base da aprovação das outras pessoas. Assim sua auto-estima pode estar sendo baseada primeiramente em padrões externos. Isto pode deixá-la vulnerável e excessivamente sensível às opiniões e às criticas dos outros. Na tentativa de proteger-se de tal criticismo, você pode decidir que ser perfeito é sua única defesa”.

Mas com toda a perfeição de quem vive catando erros, dos outros, já perguntei a alguns desses catadores de papel com erro onde estaria o erro de português na frase adiante: Manoel embarcou em Portugal tendo como destino o Brasil, tem dois anos. Não mais voltou deixando Maria com saudades, mas ela sempre enviava cartas e recebia. Na última das cartas Manoel foi comunicado por Maria, que deu a luz por parto normal, que era pai de uma linda menina. Descobriram o erro de português? Os perfeccionistas não permitem traições no casamento, embora mais os erros da linguagem escrita.

Um perfeito dia para todos!

*Seu Pedro é o jornalista Pedro Diedrichs, editor do jornal Vanguarda, de Guanambi, Bahia.

2 comentários:

  1. Caso Maria não tenho feito inseminação artificial com semen de Manoel, o filho não será dele e sim de outro. Hoje, com as modernidades tudo é possível, até mesmo ser pai depois de morto.

    ResponderExcluir
  2. Com certeza a Dra Valéria Lemos Palazzo é protagonista de serviços mal acabados. Apresenta uma visão radical a respeito do empenho de alguns em fazer as tarefas de uma forma cada vez melhor e choque com a grande maioria que te uma má vontade danada em fazer um serviço direito.

    ResponderExcluir