quarta-feira, 20 de maio de 2009




Parabéns CCSP!

* Por Karina Monteiro

No último dia 13 de maio, o Centro Cultural São Paulo (CCSP), um dos maiores símbolos culturais da capital paulista, completou seu 27º aniversário. Em quase três décadas de funcionamento, o espaço recebeu todos os tipos de manifestações artísticas e também a visita das mais diversas tribos.

Localizado em uma área privilegiada da cidade, entre as avenidas Vergueiro e 23 de Maio, o centro foi construído num enorme terreno, fruto das desapropriações para obras do metrô da linha 1 – Azul.

Após a conclusão da estação Vergueiro do Metrô, a ideia era instalar naquele grande espaço um complexo constituído por escritórios, hotéis, um shopping center e uma biblioteca pública. Porém, para a sorte de todos os apaixonados por cultura, o projeto do complexo comercial não se confirmou e após uma série de estudos, a prefeitura paulistana resolveu implantar não só uma biblioteca, mas também um grande centro cultural.

Na época, ano de 1982, quando a inauguração do CCSP aconteceu em clima de festa, São Paulo possuía 8,5 milhões de habitantes. O objetivo era oferecer mais opções de cultura à população e ser um espaço democrático para apreciação das artes. Naquele contexto, a cidade não possuía tantos “points” culturais acessíveis e heterogêneos como se pode ver atualmente.

Os paulistanos foram presenteados com um endereço de charme único. O que antes seria um conjunto monótono de escritórios, deu lugar a um verdadeiro recanto para os amantes da arte, de uma boa conversa ou de um momento de sossego para ler.

Por falar em livros, não há lugar melhor para ir em busca de um bom título, afinal o centro abriga três bibliotecas e uma gibiteca. Nada mais fascinante que mergulhar em uma leitura dentro de um espaço envolvente e que nos inspira arte e poesia ...

E quem também não gostaria de tomar um bom café e saborear um belo papo, observando aquela incrível paisagem ao redor? Além das grandes bibliotecas, da riqueza arquitetônica e da agradável vegetação, ainda temos muita gente bonita circulando pelos corredores culturais. Enfim uma atmosfera privilegiada!

Eu, como boa escritora que sou, confesso uma paixão enorme por este complexo de cultura. Este espaço foi palco de momentos ímpares em minha vida, lembranças que sempre levarei comigo. Exposições, shows de música, leituras, conversas, trocas de idéias, indicações de livros, encontros mais que especiais ... tudo isso o centro cultural já me proporcionou. A forma de agradecer é parabenizá-lo por seus 27 anos com esse carinhoso texto.

A primeira vez que visitei o CCSP aconteceu há alguns anos. Naquele episódio, um amigo meu havia revelado que o Centro Cultural era sua segunda casa, o lugar onde verdadeiramente sentia-se bem, quase que um refúgio. Quem diria que aquele endereço se tornaria o meu refúgio também ...

De lá pra cá muitas histórias e passagens aconteceram naqueles corredores e jardins culturais. Adoro levar as pessoas de meu círculo social para visitarem o CCSP. Agradeço aquele meu amigo por ter me apresentado este endereço. Afinal, agora também representa o meu segundo lar.

Tamanha admiração pelo Centro Cultural me levou a fazer uma pesquisa sobre sua história. Foi então, que navegando pelo site oficial, encontrei fragmentos de sua trajetória e fotos de seu acervo histórico. Ao observar imagens de sua construção e de seus primeiros anos de vida, senti uma súbita curiosidade de conhecer ainda mais este espaço. Afinal, o centro já irradiava cultura anos antes de meu nascimento ...

Então, para continuar saciando minha curiosidade jornalística e cultural sobre o assunto, tomei a decisão de prosseguir com meus passeios por seus corredores e por suas bibliotecas, sempre em busca de informações novas.

Por isso eu lanço o seguinte convite: aceita conhecer o CCSP comigo? Você é meu convidado para o passeio! Boa Viagem cultural pra nós!

* Jornalista

5 comentários:

  1. Do que mais gosto no CCSP é da biblioteca. Uma ocasião fiquei umas semana fazendo "horario comercial" lá só pra ler tudo que há sobre Torquato Neto...foram dia maravilhosos.

    ResponderExcluir
  2. ah!!!! também gosto do CCSP! É um oasis no meio do caos da 23 e da Vergueiro.

    bjs,

    ResponderExcluir
  3. Aparecerei algum dia. Mais pontos para São Paulo e para sua homenagem.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Ah! O Luis Delcides, nosso comentarista acima, representa um suspeito pra falar do Centro Cultural e do texto, pois é um dos meus colegas de café e bate papo (risos). Contudo, não há como não concordar que o Centro Cultural é um verdadeiro oásis mesmo! Agradeço também aos meus coleguinhas que comentaram, como sempre vocês fazem observações bem bacanas! Um grande abraço pra vocês!

    ResponderExcluir