segunda-feira, 27 de abril de 2009




Vida sonífera

* Por Aliene Coutinho

Tenho sono. Mas eu sempre tenho sono. Vivo de olhos abertos, mas durmo. Durmo quando quero relembrar, durmo quando não quero ouvir, quando não quero falar, quando não quero sair de casa, quando não quero atender ao telefone. Durmo.

Não tenho a menor vergonha de confessar que passo a maior parte do tempo dormindo, mesmo que de olhos abertos. Percebo que com o passar dos anos isso está ficando muito evidente. Já não consigo fingir que estou acordada, e no meio de conversas chatas, desinteressantes acabo abrindo a boca e deixando o sono sair.

Outro dia chamaram minha atenção. Disfarcei, porém não convenci. Creio que com isso acabei arrumando uma encrenca. De quem cochilei, parou de falar comigo, talvez para me deixar dormir sossegada. Não me importo. Sou assim.

Desde que me entendo por gente sono para mim é sagrado. Não o troco por nada. Já tentaram me convencer do quanto perco em não ficar acordada... Dizem que são anos de vida. Será? Quando durmo fico tão bem, conheço tanta gente, viajo a tantos lugares, sou tão mais autêntica, reencontro tantas coisas e pessoas que me deram prazer.

Marco e remarco encontros que cumpro num fechar de olhos. Gosto de dormir. Gosto da sensação de sentir o corpo mole se entregando, dos olhos começarem a arder e se fecharem como cortinas, cerradas, pesadas, tão minhas e sob meu controle.

Não tenho mesmo problema em dormir. Seja em qualquer lugar, a qualquer hora do dia. Já dormi em pé no ponto de ônibus, já passei da parada porque dormi, já perdi a hora, a consulta marcada com um mês de antecedência. Já dormi esperando meu amor chegar, o telefone tocar, o avião embarcar, a dor passar... Nada tira meu sono. E eu sempre durmo em paz.

* Jornalista e professora de Telejornalismo


3 comentários:

  1. Quanto a mim, não consigo dirigir, pq adormeço tão logo coloco as mãos no volante. Um perigo! De resto, concordo plenamente: dormir é uma "atividade" e tanto. E dormir em paz, como vc, chega a ser uma dádiva, algo bastante merecido e aqui narrado com desenvoltura que torna o assunto pra lá de interessante. Parabéns, Aliene!

    ResponderExcluir
  2. Aliene, realmente algumas conversas (pessoas ) causam sono. O número tem aumentado. Não sei se a culpa é minha ou do outro.
    O sono é uma boa fuga.
    Viver de ilusão...ás vezes é preciso para colorir a vida.
    O sono, muitas vezes, é presente .
    Seu texto também é um presente. Mas claro, sem causar sono. É para acordar.
    Gostei.

    ResponderExcluir
  3. Aliene

    Você é uma felizarda! Se eu pudesse, tomaria remedio pra dormir todas as noites. Adoro dormir, mas sempre encontrei enorme dificuldade. Mas já me encontrei em algumas situações em que senti muito sono. Algumas reuniões de trabalho, por exemplo...
    Beijo
    Risomar

    ResponderExcluir