sábado, 18 de abril de 2009


Talento é obrigação

Muito se fala sobre essa questão do talento e quase tudo o que se diz a respeito se resume num grande lugar-comum. Todos, todavia, nascem com alguma aptidão, nem que seja, apenas, para quebrar pedras.
Ocorre que alguns amam o que sabem fazer de melhor, sem se importar se isso é importante ou não, e investem nisso, se tornando excelentes. Outros tantos, talvez porque seu talento não seja fonte de riquezas, não proporcione oportunidades para ganhar dinheiro com fartura (ou eles acham que não proporcione) abrem mão dele e não se acertam em nenhuma outra atividade. Acabam se tornando pessoas medíocres, obscuras, descartáveis no mercado de trabalho, transformando-se em pesos mortos para a família, a sociedade e para si próprios.
Talento, portanto, não é um privilégio, um prêmio da natureza, um galardão, mas uma obrigação que cada qual tem em relação ao mundo. A espaçonave Terra, embora pareça gigantesca, é, de fato, pequena e está superlotada. Não comporta, pois, passageiros, que se limitem a contemplar a paisagem, sem nada fazer. Todos os que a adentram são tripulantes e por isso precisam conhecer (e têm que exercer) uma função.
Máximo Gorky, num documento que legou à posteridade, intitulado “Carta aos jovens escritores”, constatou o seguinte, a propósito: “O talento desenvolve-se no amor que pomos no que fazemos. Talvez até a essência da arte seja o amor pelo que se faz, o amor pelo próprio trabalho”.
É isso o que o aspirante a escritor (ou mesmo o escritor já feito) precisa ter: amor pelo que faz. Tem que amar a literatura. Só assim seu talento inato irá aflorar e será desenvolvido até quase a perfeição. Mas esse desenvolvimento apenas irá ocorrer mediante o exercício permanente, disciplinado, inteligente, cotidiano, incansável da sua arte. O Literário propõe-se a ser um espaço ideal para isso.
Se você, querido leitor, sentir que tem alguma vocação para as letras, se amar a literatura, ser escrever lhe der satisfação, exercite essa pontinha de talento. Verá que ele irá crescer, crescer e crescer à medida que você exercitá-lo com constância. Nossas portas estão e sempre estarão abertas para que você exiba sua produção e afira sua evolução. Participe. Não se acanhe. Aposte no seu talento. Afinal, queira ou não, admita ou deixe de admitir, esta é a sua obrigação, para com você mesmo, e para com o mundo.

Boa Leitura.

O Editor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário